sábado, setembro 29, 2007

UM DESAFIO DIVERTIDO!

Em resposta a um desafio de uma amiga, que tem um dos blogs mais interessantes e bons de ler que conheço (e onde vou com regularidade) a BLUERUSSIAN (sim, sim... os gatos! Sempre os gatos... aqueles seres que só as pessoas muito especiais têm a capacidade de amar), vou colocar este post.

Bem... o desafio é o seguinte:

1. Pegar no livro mais próximo.
2. Abri-lo na página 161.
3. Procurar a quinta frase completa.
4. Transcrever a referida frase no blog.
5. Não vale escolher a melhor frase nem o melhor livro (usar obrigatoriamente o mais próximo).

Eu, que gosto de jogos, brincadeiras e coisas interessantes, tenho o privilégio de ter sido uma das escolhidas e aqui vai...

Cumpri as “regras” á “risca”… e não foi muito difícil…

O livro estava mesmo por cima do monitor (envio foto da minha secretária do pc - não liguem á anarquia…).

E de facto era o ÚNICO LIVRO que estava mesmo á mão… Porquê??? Sei lá!!! Eu ando sempre a chatear o Luís quando ele NÃO ARRUMA os livros nas estante da sala… “AQUI” é para a colecção de revistas (tipo “Maria”, mas sobre claques) que ele colecciona de forma religiosa e organizada e para os álbuns das fotografias da máquina de rolo… Também tenho o cestinho dos caroços (sim, a ideia é fazer um “pomar”, estou a falar a sério, neste momento ando a coleccionar, alperces, pêssegos, ameixas… as laranjeiras já estão no vaso) para o scaner e para as pastas de arquivo geral… portanto o que estava aqui a fazer o “Mistério da Estrada de Sintra” é mesmo um mistério… (bem… FUI EU, que não arrumei… porque fui eu que o li…).

Pronto, expliquei onde estava o livro, passemos á fase 2… Abri-lo na Pag. 161… Fase 3 procurar a quinta frase completa… OK!!!

Trata-se da descrição na primeira pessoa de alguém a ser surpreendido negativamente relativamente a uma mulher que amava, mas pelos visto não conhecia bem…

“Aquela mimosa e pura estátua, à qual eu levantara quase um altar no meu coração, assim repentinamente baqueada num lamaçal, causava-me horror.”

Bem… que posso dizer??? Todos temos defeitos amigos… uns roem as unhas, ressonam… é assim a vida!!! Uma mulher perfeita??? Ora… se as mulheres fossem estátuas, mimosas e puras num altar, deviam ser muito monótonas e.. em piada NENHUMA.
Pronto! Isentamente de forma imparcial e com todo o gosto participo neste “jogo Interactivo”…

FIM…
FIM???

Bem… é que inicialmente percebi que era o quinto parágrafo e esse sim, tem mais a ver comigo:

“— Estranha talvez a lástima e o horror que me causa? — Insisti eu. — É natural. Tendo ouvido que, em Lisboa, a sociedade vê benevolamente essas quedas como incidentes triviais da existência doméstica. Eu, porém, que sou um selvagem, eu que me criei no princípio de que a fidelidade é no carácter de uma mulher um dever tão sarado como a honra no carácter de um homem, eu protesto, em nome das únicas mulheres que a minha inexperiência me tem permitido conhecer no mundo — em nome daquela que me gerou e em nome daquela que eu amo — contra semelhante interpretação da liberdade de amar. Não compreendo que caia em tal erro uma pessoa limpa. O adultério é uma indecência e uma porcaria. Matar um homem em tais circunstâncias, é mais do que faltar ferozmente ao respeito devido à inviolabilidade da vida humana; é faltar igualmente a respeito da morte... É atirar um cadáver a um cano de esgoto... É trágico — e coisa ainda mais horrível — é sujo...”

Duas curiosidades:
O livro foi escrito por Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, também para um “brincadeira” num jornal “O Diário de Notícias”. Foi escrito por “episódios” e foi saindo semanalmente neste jornal, como se se tratassem de cartas enviadas ao director; todas as semanas havia mais gente a comprar o jornal para saber mais sobre o assunto… Há quem considere que tenha sido o primeiro folhetim português.

A quinta frase completa foi escrita pelo Ramalho Ortigão; o quinto parágrafo pelo Eça… como sei??? Só sei que sei, conheço o Eça na alma…

Querem saber qual é o "Mistério da Estrada de Sintra"??? Também eu!!! Quantas mais faixas de rodagem e obras de alargamento fazem mais filas há…

1 comentário:

Sofia Melo disse...

Amiga, em primeiro lugar, deixa-me agradecer o elogio - OBRIGADA! e retribuí-lo, até porque és uma das poucas pessoas que me entende nesta coisa de escrever em blogs - gostamos ambas de escrever, e quando escrevemos gostamos de escrever com os pormenores todos, mesmo que nos digam que é muito extenso... não gostamos de dar recados, certo? E que bem que tu escreves! dá um gosto enorme ler, e isto não é graxa.
Em segundo lugar, obrigada por teres aceite o desafio. Ainda não li esse, mas olha que fiquei curiosa.
Cats Rule!!!!!