sábado, dezembro 29, 2007

NATAL…

O natal das mulheres sempre foi (e continua a ser) muito diferente dos homens…

Quem faz a árvore do Natal?
Quem faz a lista das compras?
Quem faz as compras?
Quem põe a mesa?
Quem faz a consoada?
Quem levanta a mesa?
Quem lava, limpa e arruma a louça e a sala?

Pois… na minha família sempre foram as mulheres…

Vejam o que acontece quando eles tentam tomar o controlo da situação nesta altura do ano:

1 - Este ano, o meu marido decidiu que iria fazer o seu celebérrimo “bacalhau á la Louis” da consoada, nada mau!… ele está cada vez melhor a cozinhar o seu bacalhauzinho… mas…

Surpresa!!! Cozinhou o bacalhau um dia antes (o pobrezinho confundiu-se nas datas!)

Ficou a intenção…

2 – Dia 24 estivemos a usufruir o presente que o nosso pai Natal nos trouxe 2 ou 3 dias antes (porque estava a um preço competitivo e já haviam poucas unidades) … e por volta das 16H resolve perguntar-me se tinha comprado as prendas para os seus papás e mano… QUÊÊÊÊ???… Eeeeeeeeeeeeeeu??? Eu não! …Agora é que te lembras???
Bem… é que como me disseste que cozinhei o bacalhau muito cedo pensei que hoje era ontem!”…
DHAAAAAAA!!! Corremos para a loja, comprámos as prendas a correr e fomos corridos da loja!!!

Bem… aparte de (penso) que foi a primeira vez que acertámos verdadeiramente nas prendinhas dos papás e do mano… Não havia necessidade desta correria… Ou havia?

E pronto! Lá se passou mais um Natal… calmo, sossegado… bem… tirando a parte de ele não ter tido demolhado o bacalhau para noite e de termos ido buscar a minha mãe a correr para começarmos a fazer a consoada por volta da 21H30… e tirando a parte de termos tido uma deliciosa consoada de carne de porco á alentejana (confeccionada por mim) e lombo de porco com castanhas (confeccionado pela minha mãe) …

Mas a tradição já não é o que era antes, ou seja na minha família, a partir deste ano passaremos a comer bacalhau na véspera da véspera de Natal e passaremos a ter carne de porco á alentejana e lombo no forno com castanhas…

Foi um belo Natal (não foi maravilhoso porque tive uma inundação na cozinha, desatarraxou-se a torneira da maquina de lavar roupa e só percebi de onde vinha a água 24 horas depois) esperaria que todos os portugueses tivessem tido uma consoada como a da minha família…

Tudo está bem quando acaba bem…

Agora... Venha a passagem de ano…