sexta-feira, maio 19, 2006

RICOS PORTUGUESES ou PORTUGUGESES RICOS?

É fantástica a reacção que nós, os humanos atentos temos, de conseguir fixar letra por letra expressões que nos atormentam, e quase 24 horas depois ainda estarmos a pensar no assunto... somos atentos não só ao sofrimento dos animais, somos atentos à vida, somos atentos às faltas no geral, às faltas de bom senso, às faltas de culturas, às faltas de formação, às faltas de sensibilidade, às faltas de nível, enfim... somos sem dúvida seres muito atentos.”
Lena Barroso

Antes da manifestação anti-tourada, estava eu á porta do campo pequeno, onde me fui encontrar com a Lena Barroso, e ambas assistimos a um monólogo feito por um homem; Português típico de meia-idade, daqueles que gostam de dar a sua opinião, mesmo quando não lhe pedem.
Pareceu-me uma daquelas pessoas oprimidas na juventude e que se libertou no 25 de Abril, mas que egoisticamente tirou dessa liberdade só aquilo que lhe convém a ele próprio. Nada aprendeu da vida passada que lhe possa ter servido de exemplo. Disse mais ou menos a seguinte frase:

"Estes gajos vêm para aqui perder tempo com manifestações; ainda se fosse contra o governo, agora CONTRA OS TOUROS???... Os touros foram feitos para isso: para morrer.!!! Tal como eu um dia também hei-de morrer!!! Porcaria de país! Os portugueses são mesmo uns IGNORANTES!!!"...

Como não respondi, fiquei revoltadíssima, mas depois pus-me a meditar no que aquele homem de meia-idade que considerava os portugueses ignorantes, (baseando-se na mera observação dos preparativos para a manifestação, onde um grupo de pessoas ostentavam cartazes que diziam “Tourada é tortura, não é cultura”) tinha dito e cheguei á conclusão que não valia a pena.

Mas vamos aprofundar e observar o “desabafo do senhor”:

1) “Estes gajos vêm para aqui perder tempo com manifestações” - Portanto, ele considera que só se ganha quando não há manifestações…

2) "Ainda se fosse contra o governo" - Ora se para ele as manifestações são uma perda de tempo, porque é que fazer uma manifestação contra algo que foi escolhido pela maioria dos portugueses, não é?...
Claro que é importante, este senhor ter consciência que o governo não está a fazer o seu trabalho como deve ser: Apenas toma medidas que supostamente, beneficiem os humanos e jamais se lembra de tomar uma atitude condigna para com os animais, as plantas, as arvores, a terra; enfim: o ambiente, que é fundamental para a subsistencia de todos os humanos...
É igualmente importante que este senhor saiba que, ao protestar contra o governo apenas está a tentar beneficiar os HUMANOS... a única forma vida que para eles e, para este ignorante, realmente interessa!
Claro que quem está descontente, está no seu DIREITO de mostrar, deve unir-se e protestar... mas eu cá acho que ali, no meio do Campo Pequeno, não é o lugar mais indicado para protestar contra o governo!!!(Digo eu...)

3) “agora CONTRA OS TOUROS” – bem, a manifestação era “contra as touradas” e não “CONTRA OS TOUROS”, portanto suponho que arrogantemente e, tendo em conta a fraca capacidade mental da pessoa em questão, este senhor de meia-idade, se estaria a referir, como “manada”, ao pessoal que ía assistir á tourada, e vendo assim por este prisma, lá terá a sua razão em dizer que era uma manifestação “CONTRA OS TOUROS”…

4) “Os touros foram feitos para isso: para morrer!!! Tal como eu um dia também hei-de morrer!!!” - Tendo em conta o acima: suponho que a referencia á normal, evidente e necessária obrigatoriedade da morte dos “touros” (reitero que o senhor se deveria estar a referir aos espectadores) a sua revolta é absolutamente ilegítima e injusta, porque matar toda a assistência, não era era de todo o objectivo das associações presentes no protesto, porque que amam e respeitam a vida de todos os seres vivos.
E isto, sem falar no facto de o senhor mencionar da mesma forma, a sua própria morte… (Ai!!!! Que se calhar era uma nota de suicídio!!!)

5) “Porcaria de país” - Pá, Isso é que não!!! Somos todos muito asseados; todos os dias tomamos banho por fora. Porque andar por aí a cheirar mal não… podemos ter muita porcaria na cabeça (graças a alguns programas televisivos, a pseudo-tradições burlescas e cruéis) mas não se vê, é lá por dentro, e por dentro não interessa… o que interessa é por fora… Esta ofendeu-me!!! “Porcaria de País? …” E mais: Estatisticamente, somos o país da Europa que consome mais produtos de higiene pessoal… isto não vale nada, não????... Ai a chatice!!!!...

6) E concluiu com chave de Ouro: “os portugueses são uns ignorantes” - Olhem... é que vindo de quem veio, senti-me ofendida no corpo, na alma, no espírito, e até na roupa, imaginem!!!

Para finalizar est "post" deixem-me partilhar a segunda frase brilhante do dia que ouvi logo de manhã na rádio. Esta, de uma verdadeiro "aficionado":

" Sofrimento???? Sofrimento é alguém caír e aleijar-se! Isso sim, é sofrimento: Sofrimento humano!!!"

Ó Pá, mas que pena ele ontem não ter caído e ter-se aleijado… Assim, já teria evitado dizer aquele disparate ao mundo...

segunda-feira, maio 15, 2006

INSULTOS IRRACIONAIS?

Um dia destes ouvi uma expressão muito habitual e que foi a seguinte:
- “Vai ali um tipo a fumar que nem um cavalo”…
Depois fiquei ali a pensar que os seres humanos utilizam o nome dos animais para se ofenderem uns aos outros…

“És uma cabra” – ofensa geral sem fundamento prático, uma cabra é um mamífero elegante, ágil e está em harmonia com a natureza porque é herbívora… tem um timbre de voz possante e tem um focinho agradável, a sua pele é bonita e por norma é dócil… Não percebo porque se terá transformado em algo ofensivo chamar cabra a alguém.

“És uma
vaca” – a vaca é espectacular, tem força, tem cores bonitas, é dócil e acima de tudo tem personalidade… se lhe adicionarmos o facto de fornecer de leite diariamente aos seres humanos, mais se transforma numa santa, mãe da humanidade e isto sem contar que dá a vida por nós…

“És um boi” – O boi é a mesma situação da vaca. É o marido da mãe da humanidade.

Os cornos servem para se defender e para procurar alimentos… (mais outra que não percebo é o porquê de associar as hastes dos animais á infidelidade) e também ele dá a vida por nós.

“És um porco” – o porco tem a pele parecida com a nossa, e esfrega-se na lama para se proteger dos raios solares … logo, nisso acho-o muito mais inteligente que nós, que nos vamos esparramar ao sol, sujeitos a contrairmos uma doença de pele grave e incurável…

“Fumas que nem um cavalo” – Eu nunca vi um cavalo a fumar, aliás, nem um cavalo nem mais nenhum ser vivo irracional… só o homem que é inteligente (e alguns a “fumar cavalo”).

Existem termos e mais termos relacionados pejorativamente com os animais: mas vendo bem as coisas:

1 -Qual é o único animal que caça e pesca sem ser para comer e que chama a isso desporto?
2 -Qual é o único animal que se esparrama ao sol sem motivo natural (normalmente no Verão quando está imenso calor e é mais perigoso)?
3 -Qual é o único animal que bebe substancias alcoólicas para ficar ainda mais estúpido do que já é?
4 -Qual é o único animal que sabendo que a droga vicia, se mete nela mesmo assim? Gasta todo o seu dinheiro nela e quando já não tem mais, rouba e mata para se manter naquele estado anormal?
5 -Qual é o único animal que acredita em entidades inexistente e inventadas por ele próprio sacrifica outras espécies, mata os seus semelhantes e destrói os outros em nome disso?

… Poderia continuar aqui a questionar a humanidade… mas não. Este meu texto serviu só para me mostrar que o ser humano é o bicho mais estúpido, destruidor e egoísta do nosso lindo planeta que um dia será destruído por ele…

…Sendo que ao destruirmos esta perfeita simbiose em que um dia estivemos incluídos (e hoje estamos a mais) seremos também destruídos…

Se não existíssemos, este planeta seria perfeito…

Possivelmente estamos ainda a tempo de voltarmos ás origens, à altura em que adorávamos a Grande Mãe, os Animais, as Árvores, as Montanhas e a Água… e transformarmos a frase “A minha sogra é uma santa” na frase: “A minha sogra é uma
vaca”, e ser um belissimo elogio...

Que lindo pensamento, não acham?

domingo, maio 14, 2006

O VALOR DOS VALORES…


Todos os dias, ouvimos nos noticiários da rádio, da televisão nos jornais informações relacionadas com o liquido mais valioso do universo, o liquido que leva o homem a todo o lado… o petróleo! Todos os dias, este valioso líquido aumenta de preço e todos os dias nós, ficamos muito preocupados com isso porque aparentemente dependemos dele…

Mas… será que nós, humanos, dependemos MESMO deste líquido que serve para usarmos nos veículos para nos deslocarmos?

Bem, mas muito mais valioso que isto é o Ouro, este lindo metal que serve para… para… bem, para nos enfeitarmos…

Mas ainda mais valioso são os diamantes que servem para… para…(aparte das jóias não me ocorre mais nada… mas deve servir para mais qualquer coisa, de certeza)

E finalmente o mais poderoso de todos: o dinheiro… que serve para tudo e mais alguma coisa, dá poder, estatuto, dá tudo, tudo, tudo…

E estes são, supostamente, os bens mais valiosos da terra para o homem: o petróleo, o ouro, os diamantes e o dinheiro.

E que seria da humanidade se estes bens tão valiosos acabassem???
O pânico nas bolsas de valores, a humanidade deprimida e chateada, os ricos menos ricos… ou talvez pobres… enfim onde iriam os humanos afogar as mágoas???? Não teriam dinheiro para gastar, porque não haveria ouro para o produzir, logo não seria possível extrair diamantes, nem explorar o petróleo. Que horror!!! Isto é inimaginável… que vidas tristes teriam os humanos!!!

E quais serão, então, os bens MENOS valiosos da terra???
O oxigénio? Isso, todos nós temos, para que há-de ser valioso?
E a água? Que pergunta tão estúpida há mais água que terra firme no nosso planeta, basta chegarmos a uma praia, um rio, um lago… uma torneira…

Então, parece que o menos valioso da terra será mesmo o ar e a água!?

E então que seria da humanidade se estes elementos, sem valor, acabassem???


Pois é!!!...
BEM ME PARECIA QUE O HOMEM PRECISA MESMO DE REVER URGENTEMENTE AS SUAS PRIORIDADES RELATIVAMENTA AO QUE É REALMENTE MAIS PRECIOSO NA TERRA!!!!