sexta-feira, novembro 03, 2006

PUBLIVILLAGE

Estava eu, muito sossegadinha no meu sofá a ver televisão, quando chegou a altura da publicidade...

Bem, por norma, mudo logo de canal… (vou dar uma voltinha pelos outros canais - porque meia hora de publicidade, é dose! - eu até já me tenho esquecido do “belo programa” que estava a ver… ou adormeço… ou interesso-me por outro programa… ou simplesmente me vou deitar…) bem, o facto é que eu estava confortavelmente sentadinha, sem comando remoto e cheia de preguiça… portanto deixei-me ficar, a ver.

Pois é… que devo dizer???? Nem sei… Talvez que em 100 anúncios devemos ter 5 anúncios de jeito?!… É mau demais!!!

Mas que raios trazem os criativos publicitários naquelas cabeças??? Será que eles conhecem de facto os “consumidores” dos produtos que publicitam? Sei lá… Os homens, as mulheres, as crianças… Será que eles pensam que os anúncios que produzem são apelativos??? (Mesmo apesar de 80% dos telespectadores mudarem de canal durante a publicidade).

Posso comentar algum? Até posso comentar vários, e até fazer a minha própria estatística pessoal:

5% Bons
50% Sensaborões
45% Mesmo maus

Anúncios bons: Bem… que me lembre, acho que naquela noite não vi nenhum… mas lembro-me de um que me marcou aqui há uns anos e que considero ainda hoje o melhor anúncio que já vi… era de uma operadora de telemóveis e envolvia o salvamento de uma baleia que estava encalhada numa praia e foi salva por centenas de mãos solidárias… Muito LINDO!!! Mas utópico… o pessoal não salva nem um cão da beira da estrada… quanto mais um baleia. Ainda para mais envolvendo ter que gastar dinheiro numa mensagem… Mas valeu a imagem e a criatividade.

Sensaborões: São como aquele medicamento que não faz bem nem mal, antes pelo contrário… aliás, fazem-nos é mudar de canal… Mesmo maus: O mesmo mau que me marcou naquela noite foi um de uma companhia de seguros que resolveu inventar um “seguro automóvel para mulheres”…

Só não sei o que querem dizer com isso… se calhar que somos incompetente a conduzir… esquecem-se é que 80% dos acidentes de viação são ocasionados por homens… bem, mas isso aqui não interessa para nada… o que interessa mesmo, é que os senhores da tal companhia de seguros (que por sinal, anda a irritar o povo há anos, com aquela idiota que no anúncio atende o telefone, e que com a idade está cada vez mais insuportável) resolveram inventar um “seguro automóvel para mulheres”…

Sim, Senhora! BRILHANTE!!! Mas mais brilhante ainda, são os “promissores actores” que eles arranjaram para “abrilhantar” ainda mais aquele brilhante rasgo de criatividade… Ora Vejamos: temos lá o telefonista que recepciona o pedido de ajuda, todo simpático e prestável e como convém com ar forçado de “el matador” e voz de cama (cama de sono mesmo… apagado, sonso, nojento); temos o tipo do reboque, sedutoramente a revirar os olhos como se tivesse acabado de beber uma elevada dose de uma qualquer bebida de alto teor alcoólico; o bate-chapas a ajeitar a franjinha do seu cabelinho á pajem todo penteadinho com óleo do carros e em pose para a foto da capa de uma revista gay e o Sr Agente da Autoridade que tem a sua voz cheia de “convicção” de que está a ganhar uns trocos para tentar falar “á homem” e cujo o cabelinho se encontra visivelmente fora das regras regulamentares das forças da autoridade (mas para agradar ás mulheres, até aposto que a PSP e a GNR já estão a treinar um pelotão especial com o cabelinho assim), o que o Sr Policia (Perdão: Agente) está a li a fazer no anúncio ainda não percebi…Será para nos prender, para nos autuar???... Pois também não sei…

Mas… pensando melhor… se lhes juntássemos ali um índio poderiam facilmente ganhar a vida a fazer “play back” daquele famosa música do “
Macho, Macho Men”…

OK!!!! AMIGOS!!! Nós, as mulheres, não queremos ser tratadas assim!!! Não somos acéfalas… Só queremos que os senhores que têm as profissões representadas pelos vossos “alegres” meninos sejam simplesmente competentes e inteligentes… OK??? (Ah!!! E já agora aproveitem e tirem essa parva dos vossos anúncios… já chateia…)

Mas agora pergunto eu: quem é que se baseia nos tipos dos
Vilage People para fazer um anúncio para mulheres????? Não vou comentar, porque até respeito…

Mas será que estes gajos da publicidade acham mesmo que aquele anúncio gay nos agradou???

É URGENTE QUE FAÇAM ESTUDOS DE MERCADO, JÁ!!!!
(Olhem, agarrem nos Village People Pimba e à “irritante” ponham-nos a fazer isso… Teriam mais sucesso…)

quinta-feira, novembro 02, 2006

A MORTE…

Prometi a mim mesma fazer deste blog uma coisa alegre e positiva… critica, mas boa sem negatividade… e porque perdi um ente querido recentemente, durante algum tempo não consegui escrever, verbalizar, pensar algo para colocar aqui que fosse positivo, sem me sentir culpada...

Mas… porque falar da morte de forma negativa???? Afinal todos temos que morrer um dia… é inevitável…

Que tal desmistificar um pouco a morte? Que tal questionar o que de facto acontece com a morte? Porque existe a morte?

Na minha vida já sofri a perda de entes muito queridos que ainda hoje me fazem chorar de saudade… mas… que fenómeno aconteceu, onde estão??? Desapareceram para tooooooooodo o sempre?

Sim, tenho a consciência que jamais verei aqueles que eu amava e “partiram” deixando aquele corpo que os fazia viver fisicamente. Mas… será que aquela energia que todos os seres vivos possuem desapareceu? Será mesmo???

Eu pessoalmente, gosto de imaginar que a morte é assim uma “gaja porreira”, ela leva aqueles que já não estão bem no seu corpo e coloca-os num outro novo… Os senãos desta alteração é o facto de deixarmos para trás aqueles que nos amavam neste “corpo avariado” e o de nos serem apagadas as memórias e passarmos a viver tudo de novo… Mas por outro lado estar vivo é isto mesmo: descobrir, viver emoções…Aprender.

Imagino que o que acontece quando o nosso corpo está irremediavelmente “avariado” “ela” vem e tira a energia, o espírito, a alma (o que queiram chamar) e leva para um corpo jovem e novo… um ser vivo… de novo… acabou-se o sofrimento e passamos a ser novas criaturas a descobrir tudo o que nos rodeia…

Quando penso assim… neste lado romântico da morte, fico sem medo da morte; a saudade dos que amei e já cá não estão fisicamente atenua-se e apesar de saber que não voltarei a vê-los no seu antigo corpo, fico menos triste… fica a saudade e a tristeza de já poder falar-lhes e tocar-lhes…

Seria ideal se pudéssemos saber que aqueles que perdemos são agora outros seres vivos jovens e saudáveis que têm uma vida enorme pela frente antes de se voltarem a cruzar com a morte… como uma viragem, uma renovação…

… Quem sabe não será mesmo assim?... A Morte…Uma Gaja Porreira…